quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Relembrando as obras de Oscar Niemeyer



O arquiteto Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos no último dia 15 de dezembro,  deixou obras que valem a pena serem lembradas.

Em São Paulo, o Edifício Copan é obra de Niemeyer e um dos mais importantes edifícios paulistas. No formato que lembra uma onda, o prédio é considerado a maior estrutura de concreto armado do País.  Não podemos esquecer também do Memorial da América Latina, do Sambódromo do Anhembi e do Projeto Arquitetônico do Ibirapuera, ambos na cidade de São Paulo.



Outra de suas obras-primas, que o tornou conhecido em todo o mundo foi o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Localizado no entorno da lagoa da Pampulha, o conjunto reúne três obras: o Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino, a Casa do Baile, um espaço para exposições e eventos, e a igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. Todo o espaço é contornado por jardins criados pelo paisagista Burle Marx.


Em Curitiba, também há uma obra do arquiteto, que inclusive leva o nome de Museu Oscar Niemeyer. A construção chama tanta atenção que já se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo conhecido também como Museu do Olho, devido ao formato do edifício.




Outra importante contribuição de Niemeyer para a sociedade brasileira foi a construção da cidade de Brasília. Em 1956, Niemeyer foi convidado por Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil, que seria construída no centro do país. Seus projetos para o Congresso Nacional do Brasil foram: o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília. Esse trabalho foi responsável pela sua nomeação como diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília e membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário